Todos os vídeos têm áudio em inglês e não têm legendas em português.
Parte 2 aqui.
Parte 5 aqui.
Parte 7 aqui.
Parte 8 aqui.
Parte 9 aqui.
Por Victor Bruno
Para Victor Bruno, a última parte da saga de Harry Potter não é nada demais, nem nada de menos. Apenas o suficiente
A saga de Harry, Hermione e Ron chega ao fim e Douglas Braga não gosta nada da sua conclusão
Na última parte do Especial, relembre o que Victor Bruno escreveu sobre A Rede Social, mais recente filme de David Fincher
Victor Bruno faz uma análise de O Curioso Caso de Benjamin Button, no penúltimo filme comentado neste especial
O nosso especial sobre David Fincher continua com Douglas Braga falando sobre Zodíaco, mais um thriller investigativo do norte-americano
O cineasta Arthur Penn -- diretor de Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas (1967) -- morreu nesta terça, dia 28. A morte foi confirmada pelo seu amigo e contador, Evan Bell.Também morreu:
"Penso que já que vamos mostrar violência neste filme... nós devemos mostrar desse jeito. As pessoas têm que saber o que acontece quando alguém leva um tiro."-- Arthur Penn
A Internet pode perfeitamente traser coisas boas e coisas ruins. Mas coisas ruins aparecem em todo canto, a todos os lugares. Mas somente na Internet coisas ruins se tornam sucessos (e.g. Justin Bieber). As coisas boas são dos mais variados gêneros, como download de filmes, este blog, notícias em segundos, este blog, fóruns sobre cinema, este blog, etc.
Assassinos por Natureza

Edward O'Kelly caminha por uma paisagem nevada com um olhar de determinação. A voz informativa do narrador é escutada:
Em 2012 aparentemente assistiremos uma adaptação para o clássico jogo que eu e você jogávamos nos nossos tempos de infância: "Batalha Naval".
Jeanne Dielman, 23 Quaid du Commerce, 1080 Bruxelles

É mais que comum que em tempos de guerra a propaganda seja usada para mudar a opinião do povo em relação à algo ou alguém (ou a mistura dos dois). Todavia, de nenhuma outra forma veremos o exemplo da propaganda ser usado com tamanho brilhantismo e destreza como na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Muitos filmes foram feitos para mostrar que o nazismo é mal e que a América (não os Aliados, mas a América) é uma terra em que tudo é bom. Aliás, só o que faltava era dizer que a América é a terra de onde mana leite e mel.When Herr Goebbels says we own the world and space
We heil, heil, right in Herr Goebbels' face
When Herr Goering says they'll never bomb dis place
We heil, heil, right in Herr Goering's face
Is we not the supermen?
Aryan pure supermen?
Ja we is the supermen
Super duper supermen
Is this Nutzi land so good
Would you leave it if you could?
Ja this Nutzi land is good
We wouldn't leave it if we could
We bring to the world New Order
Heil Hitler's world New Order
Everyone of foreign race
Will love der fuehrer's face
When we bring to the world dis order
When der fuehrer says we never will be slaves
We heil, heil, but still we work like slaves
While der fuehrer brags and rant and lies and raves
We heil, heil, and work into our graves
Lolita

O Rei da Comédia


O filme segue os passos de uma jovem chegando em seu apartamento, em algo à primeira vista, perfeitamente habitual. Logo, ela se tranca na cozinha, ambiente em que quase toda a obra transcorrerá. Aos poucos, realizando suas tarefas habituais, como lavar o chão e fazer comida, vemos a protagonista (interpretada pela própria Chantal) perder lentamente a sanidade mental, indicando, pela ótica da diretora, que a vida reclusa à atividade doméstica acaba por levar a mulher a atitudes irracionais.
Outro ponto alto do filme é a sua trilha sonora composta por sons produzidos utilizando o próprio corpo humano como instrumento, como em sons produzidos com a boca e na tilha sonora cantarolada. Essa trilha sonora ressaltada pela montagem dinâmica usada no primeiro minuto do filme em que a personagem de Chantal sobe até o seu apartamento. Uma cena simplesmente genial.
Exploda Minha Cidade é um filme claramente experimental, porém Chantal já demonstra uma segurança incrível na direção e já inicia o desenvolvimento dos seus ideais feministas que viriam a ser melhor explorados nas suas obras subsequentes.

O Quarto (La Chambre, 1972) - Um dos filmes mais simples possíveis, O Quarto se consiste em um passeio de 10 minutos pelo quarto de Chantal Akerman a partir de uma câmera fixada no centro do mesmo. A obra é nada mais do que um giro de 900 graus da câmera que após o qual começa a fazer giros menores de 120 graus diante da cama em que Chantal repousa.
Em 10 minutos de quarto, temos uma visão íntima da artista, em que ao apresentar seu quarto deixa a impressão de que estamos mais íntimos da mesma. O curta é basicamente Chantal abrindo seu universo para que nós, espectadores, possamos adentrá-lo.
Porém, nessa obra Chantal começa a adotar alguns estilos que viriam a ser duramente criticados e que a transformariam em uma cineasta de pouco sucesso comercial. Em O Quarto, Chantal começa a demonstrar a lentidão e a repetição narrativa que viriam a pontuar sua filmografia, muito embora esses dois elementos funcionem como uma forma de aproximar seus filmes da vida real, lenta e repetitiva.
Por Jorge Balseiros*
* Jorge Balseiros é um free-lancer para o Ornitorrinco Cinéfilo.
A Filha de Ryan
Sinceramente, o que você acha mais importante: Manter uma carreira cheia de sucessos, mas entretanto são superproduções que só fazem sucesso por causa dos efeitos especiais e das belas atrizes que dividem a tela com você; ou fazer apenas os filmes que lhe interessam, mesmo sabendo que provavelmente esses filmes são polêmicos, controversos, e rapidamente cairão no lago do esquecimento (e eventualmente emergir novamente sob o rótulo de "cult")?
Meu terceiro filme favorito de Sidney Lumet (perde apenas para Um Dia de Cão, e Doze Homens e Uma Sentença), e o favorito de Paul Thomas Anderson -- conforme diz a Wikipédia, por isso não leve a sério -- é um ótimo retrato da sede de poder e de como é necessário fazer sensacionalismo para que sejamos escutados. No meu ponto de vista, um dos melhores retratos do jornalismo já feitos na história do Cinema.
The Rocky Horror Picture Show


Bernie está sendo carregado por dois homens no meio da rua. Ele está apavorado, e ainda em seus pijamas. Bernie grita desesperadamente:
Amadeus
Uma miscelânea maravilhosa de música clássica, música italiana, rock, pop metal. Mais uma vez Martin Scorsese mostra um excelente e apurado gosto para música. Se o filme fosse ruim, você seria obrigado a vê-lo só pelo soundtrack. Se ainda assim não gostar da soundtrack, volte ao seu funk carioca.