quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cadeira 6 - Malcolm McDowell

Sinceramente, o que você acha mais importante: Manter uma carreira cheia de sucessos, mas entretanto são superproduções que só fazem sucesso por causa dos efeitos especiais e das belas atrizes que dividem a tela com você; ou fazer apenas os filmes que lhe interessam, mesmo sabendo que provavelmente esses filmes são polêmicos, controversos, e rapidamente cairão no lago do esquecimento (e eventualmente emergir novamente sob o rótulo de "cult")?

Falar no nome de Malcolm McDowell é falar em dois filmes: Calígula e Laranja Mecânica. Ambos foram extremamente polêmicos na altura do seu lançamento. O primeiro pelas suas cenas de orgias intermináveis, sendo impossível diferenciar o que é o erótico e o que é pornô. Aliás, fica até difícil de saber que aquelas cenas são relevantes para a trama (mas um filme dirigido por Bob Guccione... bom, sem comentários...). O segundo filme é um irretocável clássico do cinema.

Entretanto McDowell tem outros filmes. Principalmente Se..., O Lucky Man! e Britannia Hospital, de Lindsay Anderson, onde interpretou o famoso personagem Mick Travis, um incendiário revolucionário. Estes filmes, clássicos da English New Wave... bem, eu nunca havia ouvido falar até virar fã do McDowell. Mas acredite, são excelentes filmes.

Pela sua coragem de interpretar personagens tão controversos, Malcolm McDowell ocupa a cadeira 6 da nossa lista de seletos.

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More