quinta-feira, 3 de junho de 2010

Grandes Cenas - Sangue Negro

Eli Sunday está em mais uma de suas pregações. Ele é um homem aparentemente simpático e bem carismático.

- Acho sinceramente que todas as pessoas deveriam ser salvas. Não acham?

- Sim - responde em coro sua igreja. A Igreja da Terceira Revelação.

- Tenho receio que esse não seja o caso. A Doutrina da Salvação Universal é uma mentira, não?

Sua igreja responde que sim, e ele começa uma show de encenação, falando junto com a igreja, como muitos pastores de igrejas evangélicas fazem hoje em dia.

- É uma mentira. É tudo mentira. Eu queria que todas as pessoas fossem salvas, mas não serão!, não, não serão! Nunca serão salvos se vocês...

- Rejeitarem o sangue! - Responde a igreja rapidamente em coro. Na platéia está Daniel Plainview, um negociante de petróleo no Meio-Oeste americano. Creio que todos aqui já o conhecem. Pela sua expressão ele está prestes a fazer uma coisa que não gostaria.

- Ótimo. Há alguém aqui em busca da salvação? Um novo membro?

Um longo momento. Eli sabe que há alguém aqui, um novo membro. Mas não procurando pela salvação.

- Vou perguntar de novo - diz Eli -, há alguém aqui procurando pela salvação?

- Sim - diz Daniel Plainview. Ele está completamente deslocado neste ambiente.

- Obrigado por vir, Irmão Daniel.

Daniel se dirige à parte central da igreja, onde Eli faz seus shows/pregações. Eli o acompanha.

- Temos aqui um pecador que deseja a salvação. Daniel, você é um pecador?

- Sim.

Vai começar mais um espetáculo.

- Daniel, o Senhor não pode te ouvir. Diga-lhe. Vá em frente e fale com Ele. Está tudo bem.

- Sim.

- Ajoelhe-se para Ele.

Eli tem sua oportunidade de vingança.

Daniel se ajoelha.

- Olhe para o céu e diga...

- O que quer que eu diga?

- Daniel, você veio aqui e trouxe a riqueza e a prosperidade, mas também trouxe seus maus hábitos de pecador. Cedeste a luxúria atrás de mulheres e abandonaste teu filho. O seu filho, que criou, você abandonou por que ele estava doente. Você pecou! - Eli sentencia. Daniel aceita tudo calado. - Por isso diga "Eu sou um pecador."

- Eu sou um pecador. - Daniel proclama bem baixinho.

- Diga mais alto.

- Eu sou um pecador.

- Mais alto, Daniel! "Eu sou um pecador!"

- Eu sou um pecador!

- "Eu estou arrependido, Senhor", diga Daniel.

- Eu estou arrependido, Senhor!

- "Eu quero o sangue!"

- Eu quero o sangue!

- Você abandonou o seu filho!

Isso é difícil para Daniel dizer. Ele vacila, mas consegue admitir.

- Eu abandonei o meu filho.

- "Nunca mais vou pecar."

- Nunca mais vou pecar.

- "Eu estava perdido, mas consegui me achar!"

- Eu estava perdido mas consegui me achar.

- "Abandonei meu filho."

Daniel fica nervoso, ou ofendido, com a verdade esfregada em sua cara. A verdade do filho, logicamente. Um sujeito maquiavélico como Daniel não liga para a pregação de Eli.
- Diga Daniel, diga... - Abandonei meu filho... - Mais alto, Daniel... mais alto... diga mais alto!

- Abandonei meu filho! Abandonei meu filho! Abandonei meu garoto!

- Implore pelo sangue!

- Dê-me o sangue logo Eli, deixe-me sair daqui., Dê-me o sangue Senhor e deixe-me sair daqui!

- Você aceita Jesus Cristo como seu senhor e salvador?

- Sim aceito.

Eli força a voz, como se suas entranhas fossem escapar.

- Saia daqui, Diabo! Saia daqui, demônio!

Eli estapeia a face de Daniel. Uma, duas vezes..., enquanto diz coisas como "Para fora, pecador! Saia daqui, demônio!"

- Sinta o Poder! Você aceita a Igreja da Terceira Revelação como seu guia espiritual?!

Eli surta e estapeia o rosto de Daniel ainda mais. Ele pega o ar e empurra para fora da igreja, como se empurrasse o próprio Satã em pessoa.

- Saia daqui! Saia daqui e volte para onde pertences! Daniel aceita Jesus como seu salvador?

- Sim, aceito.

Eli pega a cabeça de Daniel e inclina-a para trás. Alguém joga água nela. Cerimoniosamente. Daniel se sacode, ele também entrou na encenação.

- Eu tenho meu oleoduto - ele sussurra.

Por Victor Bruno

3 comentários:

Sangue Negro é cheio de cenas marcantes e frases de efeito. Dá pra fazer uns 3 ''Grandes Cenas'' só com esse filme.

As outras duas: a cena final -- "I Drink Your Milkshake", e o embate entre o Plainview e o HW. Paul Thomas Anderson mostra maturidade.

rapaz, não sei o que dizer sobre esse filme.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More