quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Amadeus

Amadeus

Amadeus, 1984
Dirigido por Milos Forman
Roteiro Original por Peter Shaffer (baseado na peça de Peter Shaffer)
Com F. Murray Abraham, Tom Hulce

25ª Sinfonia de Mozart...

Eu poderia descrever muitas coisas neste texto. Eu poderia descrever, por exemplo, como a mágica deste filme é envolvente e suas atuações transcendem a tela de cinema, mas não posso encontrar palavras. Tudo o que me vem em mente é...

25ª Sinfonia de Mozart.

Eu poderia dizer que Milos Forman faz um trabalho incrível, sutil, vulgar, vibrante, enérgico, memorável. Um trabalho que não podem ser encontrados adjetivos claros, ou existentes, para eu poder escrever aqui. Por isso, na falta de adjetivos...

25ª Sinfonia de Mozart.

Eu poderia dizer que poucos filmes de época conseguem envolver e encantar... e surpreender o espectador com tamanha força, impacto. Não, não poderia descrever. É indescritível o que acontece com o espectador neste filme. Aliás, eu até poderia, mas seria um tanto Mozart, um tanto vulgar. Ah, dane-se, se Wolfgang, com sua vulgaridade, arrebatou a Europa, eu também posso. O espectador tem orgasmos múltiplos enquanto assiste filme. Mas mesmo assim eu não consigo passar a real idéia do que é este filme. Por isso...

25ª Sinfonia de Mozart.

Eu poderia dizer também que alguns dos melhores segundos da minha vida cinematográfica se passaram em uma série de seis close-ups. Sra. Cavalieri. Mozart. Sra. Cavalieri. Mozart. Sra. Cavalieri. Mozart. Ao fundo a esmagadora "Die Entführung aus dem Serail" ditando os cortes, com suas "notas demais". Que idiotice, Joseph. Basta apenas escutar a...

25ª Sinfonia de Mozart.

Eu poderia corrigir o trabalho de Schaffer e Forman, dizendo que nunca existiu muito do que o filme conta. Entretanto tudo é tão absorvente que nem encontro palavras para afrontar de tal maneira este filme. Até lá...

25ª Sinfonia de Mozart.

Nota: 5 estrelas em 5

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More