segunda-feira, 17 de maio de 2010

Roteiros - Scarface



Certamente o filme Scarface, dirigido por Brian De Palma é o filme de gângster mais adorado do mundo. Não foram poucas vezes que escutei a frase "Scarface é melhor que O Poderoso Chefão."

Este fato é perfeitamente exlicável. Ao contrário da saga da família Corleone, Scarface é um filme violento e explosivo. De 10 em 10 minutos acontece alguma troca de tiros. Logo nos 30 primeiros minutos um cara tem braços e pernas cortados por uma motosserra. Não estou dizendo que a história de Tony Montana é ruim, mas apenas digo que prezo mais inteligência e estratégia do que violência impensada.

O roteiro escrito por Oliver Stone baseado no filme homônimo de 1932 foi escrito pouco depois da desintoxicação de Stone do vício da cocaína (na verdade Stone nunca deixou de ser drogado, apenas teve longos intervalos entre uma cheirada e outra), ou seja, muito do filme vem da própria história do roteirista (que mais tarde tornou-se premiado (e duvidoso) diretor).

O roteiro que posto aqui vem em pdf da própria máquina do roteirista, ou seja, vocês poderão ver falhas e ranhuras durante o texto, o que, para mim, torna o download mais elegante.

Deliciem-se: http://www.dailyscript.com/scripts/Scarfacefinal.PDF

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More