quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os Bons Companheiros


Os Bons Companheiros
The GoodFellas, 1990
Dirigido por Martin Scorsese
Roteiro de Martin Scorsese & Nicholas Pileggi (Baseado no livro Wiseguy, de Nicholas Pileggi)
Com Ray Liotta, Robert DeNiro, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino

Nobres companheiros, me respondam: o que diabos leva um grupo de pessoas achar que Kevin Costner (O Guarda-Costas, Whyatt Earp) é melhor na direção que Martin Scorsese. O que?!, meu Deus, o que?!

Não discordando que Dança com Lobos (1990) é um bom filme, com uma bela fotografia, mas nunca, eu disse nunca, ele chegará perto da magnitude de Os Bons Companheiros, jamais. Nem aqui e nem em Sedna.

Aqui, Scorsese nos conta a história de Henry Hill (Liotta) e sua vida dentro da máfia, desde sua iniciação (que, olha só você, é a condenação num tribunal) até o seu fim. O fato é que nunca o Henry consegue entrar na máfia de verdade por que, para ingressar "você tem que ser 100% italiano, para poderem investigar seus antepassados no Velho Continente."

O filme não tem exatamente uma história definida, até por que é uma cinebiografia. Nós vemos todas as aventuras e desventuras deste rapaz com seus amigos Jimmy (DeNiro) e Tommy passam ao longo de três décadas. Então o que há aqui é um apanhado de histórias e casos dentro da vida dos três. Sem contar que o filme, acima de tudo, é outro estudo do comportamento humano em frente a violência. Um resgate do que Taxi Driver fala: o comportamento humano face a face com a loucura e a paranóia e aos extremos em que as duas nos levam.

Todos os atores fazem boas atuações, mas um deles se destaca: Joe Pesci (Era Uma Vez na América, Touro Indomável). Sua participação como o esquentado Tommy DeVito lhe valeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Sensacional! A cena do bar com o Billy Bates (Frank Vicent, de Cassino e Touro Indomável) ou a cena da mesa de pôquer com o Spider são exemplos de como esse ator é bom, mas infelizmente subestimado. Destaco também a atuação de Christopher Serrone nos 30 primeiros minutos de filme como o Henry na adolescencia. O interessante é que eu nunca mais vi esse ator em lugar nenhum. Dizem até que ele morreu. Muito estranho.


A direção de Scorsese é genial. É neste filme em que Scorsese garante sua entrada no hall dos diretores. Sim, de fato, acho que a crítica e o público precisavam de mais uma obra-prima para provar por que Scorsese merece o crédito de "melhor diretor vivo do cinema mundial". Eu não sei como era a vida nos anos 80 para saber como o nome dele era visto nesta época.

O roteiro do filme, escrito por Martin e pelo escritor ítalo-americano Nicholas Pileggi (que também escreveu o roteiro de (Prefeitura e Os Reis de South Beach) é um primor. Ao contrário dos filmes do Tarantino, em que carregam mais fucks do que o filme aguenta, aqui o palavreado, palavrões e gírias só enriquecem a trama e a estética do filme.

A trilha sonora é fantástica. Utilizando-se apenas de músicas que podiam ser escutadas na época da trama, Scorsese constrói a alma das personagens. Se hoje os bandidos escutam funk nas festas, naquela época eles escutavam Tony Bennet e Rolling Stones. (Pelo menos eles tinham bom gosto, ao contrário de hoje...)

Edição e fotografia são um caso à parte. Thelma Schoonmaker se supera novamente fazendo um filme rápido que explode como um balão (infelizmente ela quase conseguiu repetir a dose em Cassino, mas ela cometeu o erro, juntamente com Scorsese de fazer um filme de três horas, que murcha lentamente, mas sem perder a classe). Michael Ballhaus, na fotografia, não decepciona. Pelo contrário, faz a câmera andar rápido, assim como Scorsese gosta. Não é à toa que ele é meu diretor de fotografia preferido, como já disse nas críticas de Depois de Horas e A Última Tentação de Cristo.

Richard Bruno e Kristi Zea trazem a alma e o espírito dos gângsters. Os figurinos de Bruno, que beiram entre o brega e o normal são convincentes e a sempre discreta Zea faz um excelente trabalho aqui.

No fim das suas 2 horas de filme, Os Bons Companheiros prova-se um dos melhores filmes da carreira de Scorsese, se não for o melhor. Um filme para se ter em casa e revê-lo quantas vezes for necessário.

Nota: 5 estrelas em 5.

Por Victor Bruno

4 comentários:

excelente filme, apesar de não achar ele o melhor do scorcese... ainda fico com touro indomável e taxi driver..

aquelas cenas da luta contra o sugar ray robinson não saem da minha cabeça..

"são golpes fulminantes, como é que ele consegue resistir" incrível!

o final desse filme é simplesmente genial.. a cena final que o pesci aparece dando os tiros no fim, é foda demais!

Esse filme é inacreditável, um dos melhores do Scorsese, simplesmente incrível! Também acho Touro Indomável um filmaço, mas não ganha de Goodfellas, a cena da luta é uma clássica mesmo... ''you never got me down Ray, you never got me down!''

Voltando aos Bons Companheiros, atuação perfeita, direção perfeita, roteiro perfeito.... a cena do bar, em que Joe Pesci mata o Spider (jovem Micheal Imperioli) é incrível, muito tensa, fiquei cheio de raiva quando o cara morreu. Micheal Imperioli é um excelente ator...

Pois é. São essas burradas que o Tommy faz que culminaram na sua morte lá no final do filme.

Grande filme.

O melhor do Scorsese, fato.

http://cinelupinha.blogspot.com/

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