domingo, 23 de janeiro de 2011

Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família

Little Fockers, 2010/ Dirigido por Paul Weitz
Com Robert De Niro, Ben Stiller, Owen Wilson, Teri Polo, Blythe Danner, Jessica Alba, Laura Dern, Dustin Hoffman, Barbra Streisand e Harvey Keitel.


0/5


Indignação. É isso que deve sentir todo cinéfilo com carinho e respeito pelo cinema após assistir a esta catástrofe intitulada Little Fockers, que por essas bandas recebeu o título ainda mais hediondo "Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família". Esta atrocidade em forma de filme é continuação da série começada com "Entrando Numa Fria", já do longínquo ano 2000, que era até uma comédia decente; depois veio o "Entrando Numa Fria Maior Ainda", de 2004, um filme fraco, mas com piadas divertidas. Mas agora o nível caiu de vez: estamos diante de uma aberração cinematográfica da pior espécie.

A década passada foi ,de forma geral, boa em termos de comédia. Tivemos o clã Apatow, com pérolas como "O Virgem de 40 Anos" e "Ligeiramente Grávidos"; Greg Mottola e os hilários "Superbad" e "Férias Frustadas de Verão"; além dos filmes repletos de humor negro de Guy Ritchie, e comédias dramáticas competentes como "Sideways" e "Pequena Miss Sunshine". A década não poderia terminar de forma pior do que com este novo "Entrando Numa Fria" (fazendo uma piada ao nível do filme, nós realmente entramos numa fria ao assistirmos esta ruindade).

Desta vez, o casal Greg (Ben Stiller) e Pam Focker (Teri Polo) vive tranquilamente com seus filhos gêmeos Sam e Henry. Porém, seu sogro Jack (Robert De Niro), com problemas cardíacos, começa a se preocupar com a sucessão da família, e começa a duvidar da capacidade de Greg para liderá-la. Durante o aniversário dos gêmeos, os desentimentos entre os dois sumentam ainda mais com o retorno do ex-namorado de Pam, Kevin (Owen Wilson), a quem Jack sempre teve na maior auto-estima. Greg, então, se vê forçado a provar que é digno de confiança do sogro.
Diante de tal sinopse, já não se dá pra esperar grandes coisas. Mas, diante do elenco pressente no filme, sempre temos a esperança de que podemos assistir a uma obra fútil, mas pelo menos divertida. Não é o caso aqui. As piadas são deploráveis. Praticamente, nenhuma funciona, sendo todas completamente "batidas" e já presentes em inúmeros outros filmes. Temos de novo situaões com o velho remédio pra disfunção erétil, a menina esperta e o menino bobão, suspeitas de traição, supostas confusões na mesa de jantar e dezenas de outras "graçinhas", a maioria de conteúdo sexual. Enfim, um lixo de roteiro.

O diretor Paul Weitz ainda se mostra completamente incompetente em criar qualquer atmosfera de humor. Ou todo mundo já sabe qual a próxima piadinha sem graça que vai acontecer, ou Weitz consegue retirar qualquer humor que certas cenas poderiam ter pela sua incapacidade. Para exemplicar, basta analisar as tentativas de homenagem a dois clássicos, " O Poderoso Chefão" e "Tubarão". Na primeira seqüência, há um diálogo deplorável entre De Niro e Stiller, ao som de uma trilha que lembra a de Godfather, que aqui vira Godfocker (!). Mas o pior de tudo é a cena em referência ao clássico de Spielberg: toda a seqüência se passa em uma piscina de bolinhas, em que Greg e as crianças são as vítimas e Jack (o grande De Niro) é o "Tubarão"! Isso é capaz de dar ânsia de vômitos em qualquer um que aprecie minimamente a Sétima Arte.

Mas o mais deprimente é um dos maiores desperdícios de elenco já vistos na telona de um cinema. Ben Stiller e Owen Wilson são medíocres, mas por vezes acertam (o primeiro o competente "Trovão Tropical", e o segundo participou de bons filmes do diretor Wes Anderson, como "A Vida Marinha com Steve Zissou"). Neste novo Entrando Numa Fria, ambos retornam a sua mediocridade habitual, incapazes de transmitir autenticidade em uma única fala. A linda Jessica Alba está desperdiçada em um papel inútil (mais uma piadinha infame, o nome de sua personagem é "Andi Garcia"). Um Framboesa de Ouro para qualquer um deste trio (ou os três) não seria surpresa. Quanto a Teri Polo e Blythe Danner, ambas continuam tão apagadas quanto nos filmes anteriores, e a elas se sema a presença das duas crianças, que não acrescentam em absolutamente nada a trama (e, inexplicavelmente, o título original é Little Fockers).
O pior é ver o talentosíssimo Robert De Niro, simplesmente um dos maiores atores de todos os tempos, praticamente fazendo "escada" o tempo todo para o Stiller, e protagonizando cenas absolutamente constrangedoras (vide a de "Tubarão", descrita acima). Isso sem falar em Dustin Hoffman no pior papel de sua carreira, protagonizando cenas ridículas de dança flamenca. Barbra Streisand volta com piadas inúteis e sem graça sobre sexo, e Harvey Keitel.....bem, praticamente nem se percebe a presença de Keitel no filme, tamanha sua insignificância. A única que revela um timing interessante pra comédia é Laura Dern, como a diretora da escola para ricos com técnicas de ensino revolucionárias, mas a atriz aparece pouco. Uma pena.

Acrescentar mais algum adjetivo negativo para "Entrando Numa Fria Maior Ainda Com as Crianças" seria uma tentativa inútil, já que praticamente ele é tudo de ruim em um filme só. Fica aqui um aviso deste que vos escreve: evite este filme tanto quanto possível, para não desperdiçar dinheiro em algo que causa puramente ódio a todos que tenham o mínimo de respeito pelo cinema

Por Douglas Braga

3 comentários:

Nota do Editor: Filme com cotação mais baixa da história do blog.

Vou passar a proibir os meninos da redação de poluirem o blog desse jeito.

Olha,parabenizo você por ter tido coragem de assistir à esta porcaria! rs

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More