sábado, 22 de janeiro de 2011

Corra Lola, Corra

Lola Rennt, 1998 / Dirigido por Tom Tykwer
Com Franka Potente e Moritz Bleibtreu


(4/5)

“Não cessaremos de explorar, e no fim de nossa exploração, voltaremos ao ponto de partida como se não tivéssemos o conhecido”, T. S. Elliot.

“Depois do jogo é antes do jogo”, S. Herberger.

Popularíssimo quando lançado, não é de se estranhar o poder da obra Lola Rennt, um filme alemão sobre um casal que se vê em uma situação desesperadora. Com uma agilidade impressionante, o filme é conduzido de forma envolvente e original, tal como seu tema. A abordagem de algo novo no cinema gerou grande repercussão, inclusive inspirou outras pessoas a fazerem o mesmo. ‘O fim não é o fim, apenas um recomeço ou uma oportunidade de voltar atrás’, assim como mostrado logo de entrada, onde duas mensagens aparecem na tela.

Inovador em todos os aspectos, o filme é uma explosão cinematográfica. O ritmo frenético da corrida de Lola embalado ao som techno é de tirar o fôlego, fora o contexto e o desenrolar do filme, que é realmente algo novo de se ver e bastante envolvente. Tudo aqui é explorado, mesmo que não soe tão bem em alguns aspectos, mas é um toque de originalidade pop pouco visto, uma mistura de técnicas. Há momentos em que os atores são desenhos, outros momentos que ocorrem flashbacks em fotografia, preto e branco, colorido desfalcado e com efeito avermelhado. Há câmera lenta, ângulos vertiginosos e muita, muita adrenalina e correria.

Lola (Franka Potente) recebe um telefonema de seu namorado, Manni (Moritz Bleibtreu), ele está desesperado. Seu chefe mafioso o confiou para vender pedras preciosas fora da fronteira e trazer o dinheiro de volta para ele ao meio-dia. O problema é que ele esquecera o dinheiro, 100 mil marcos dentro do metrô depois de ajudar um mendigo que caíra. Manni teme as conseqüências, teme morrer na mão de seu chefe. Ele precisava de Lola como transporte já que ela estava de moto, só que Lola se atrasou na hora e o fez pegar o metrô. Agora, ele está desesperado para conseguir o dinheiro e é capaz de fazer qualquer loucura para tê-lo de volta. Lola, temendo que algo aconteça com seu namorado, corre para conseguir o dinheiro e encontrar Manni antes do meio-dia. Detalhe: são onze e quarenta. São vinte minutos de uma corrida frenética.

O que, além do ritmo frenético do filme, faz Lola Rennt se destacar é o que o filme propõe. A mesma seqüência, os mesmo vinte minutos são repetidos três vezes ao longo do filme, só que com ações diferentes o que muda seu desfecho e seu desenvolvimento. No fim do primeiro, voltamos e começamos tudo de novo, aparentemente igual, só que alguns detalhes fazer com que tudo mude, como estar alguns instantes mais adiantada que na primeira vez ou alguns instantes mais atrasada. Tudo afeta, desde claro, o filme em si, como até mesmo o julgamento pessoal de Lola contra pessoas.

O filme consegue ser um ótimo passatempo, um entretenimento, ao mesmo tempo em que descompromissado para a maioria das pessoas que assistirão, uma aula de técnicas de câmera e exploração do cenário. Como dito no início, o filme pode ter servido de exploração, ou melhor, o tema do filme, como em The Butterfly Effect (Efeito Borboleta), de 2004, onde um homem consegue voltar no passado e modificar o futuro dependendo das atitudes e escolhas que toma.

Muito mais recompensador que a maioria dos filmes de ação, Lola Rennt não deixa de ter uma protagonista que cativa. Cada situação pela qual ela passa é uma expressão nova. Franka Potente é uma excelente atriz, isso é inegável, tanto que em sua estréia no cinema no filme It’s a Jungle Out There de 1995, recebera o prêmio de Jovem Talento no Bavarian Film Prize, O grito dela explodindo tudo é contagiante e sua energia muda a atmosfera de qualquer lugar.

Por mais que de início possa soar um tanto amador o filme, como a apresentação dos personagens, é de longe algo que deve ser subestimado. Um verdadeiro marco para o cinema moderno, é inteligente e usa da adrenalina ao seu favor. É reflexivo e... simples. É o tipo de filme que é prazeroso de se assistir simplesmente porque é simples e casual, usa de um roteiro inteligente e criativo, uma direção de Tom Tykwer de dar inveja à filmes de gênero e atores empenhados.

Apesar do baixo custo (2 milhões de dólares), o filme conseguiu arrecadar 14 milhões só na Alemanha e, sendo exibido em apenas 5 salas nos Estados Unidos, o filme conseguiu, em duas semanas, arrecadar 1 milhão. Estava assinado o sucesso, não comercial, talvez, mas é um filme que viria a participar de grandes festivais, como o de Sundance onde ganhou o Prêmio do Público.

Por Pedro Ruback

1 comentários:

Ah, caramba! Adoro esse filme... Cativante, dinâmico e inteligente - você fica sem palavras quando o filme (Ufa!) termina e pensa: "O que foi isso?!"... Muito bom mesmo! Abraços!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More