O título do post é uma referência a como os jornalistas se referiam ao filme de Francis Ford Coppola Apocalypse Now. "Apocalypse when?" Hoje em dia temos um caso parecido.
Navegando Internet afora, me deparei com o roteiro do filme "Pinkville", que Deus sabe quando será lançado. Eu já conhecia o projeto, que, até a famosa Greve dos Roteiristas de 2007-2008, seria dirigido por Oliver Stone, baseado num roteiro de Mikko Alanne (quem é esse cara, José?).
O projeto vem se arrastando ao longo dos anos, já teve Bruce Willis e Woody Harrelson no elenco, Oliver Stone -- como dit0 -- como diretor, mas nunca saiu do papel. Vai ver isso se deva à uma série de fatores que ninguém saberia explicar, mas talvez, acima de tudo, por se tratar de uma ferida histórica, inexplicável, bizarra e grotesca que foi adquirida pelos norte-americanos durante a famigerada Guerra do Vietnã (1959 - 1975).
O filme aborda(ria) o famoso (contudo, mal explicado) Massacre de My Lai: em 1968 a Companhia Charlie, durante a Ofensiva do Tet, invadiu uma vila chamada Son My, que, supostamente abrigava vietcongs. As ordens eram claras: "Sejam agressivos." O 2º Tenente William Calley seguiu a ordem à risca e, em poucas horas, dizimou, segundo os números oficiais "128 vietcongs e 22 civis".
Após ter lido o roteiro... bem Mikko adotou uma narrativa jornalística, interessante (me lembrou JFK). Não dá para dizer como seria, de fato, mas, já que seria Oliver Stone o diretor... droga, cuidado para não massacrar My Lai de novo.
Por Victor Bruno
0 comentários:
Postar um comentário