Provavelmente as pessoas não prestam atenção mas vou falar de um assunto que qualquer cinéfilo que se preze vai perceber sobre um aspecto importantíssimo: o roteirista.
O roteirista é aquele cara que escreve tudo o que o DiCaprio e o Pitt falam durante 2 horas da sua vida enquanto você assiste um filme. O roteirista é o goleiro do cinema: ninguém presta atenção nele, mas caso o filme vá mal, sempre ele vai ser um culpado. Talvez até o culpado (acha mesmo que num filme do Martin Scorsese vão culpar a direção do Martin ou o roteiro do pobre rapaz que quebrou a cabeça para fazer algo para o deus do cinema?).
E o pior. Todos os componentes de um filme, do operador de Steadicam até o diretor, podem ser creditados do jeito que quiser, mas o roteirista não. Ele segue a regra imposta pela WGA, a Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas da América, a responsável pela famosa greve dos roteiristas de 2007).
O sistema funciona assim:
- Written by - Quando o roteiro é original do roteirista. A idéia é sua, você não foi contratado para escrever o texto.
- Screenplay by - Quando o roteirista é contratado para escrever o roteiro.
- Adaptation by - Quando o texto é adaptado de uma outra mídia, mas não foi passado para a forma do roteiro.
- Story by - Quando alguém tem a idéia para um filme, mas o roteiro não foi escrito.
- Quando o roteiro foi escrito por dois ou mais roteiristas e este grupo trabalhou em conjunto em todas as versões do roteiro, os nomes são separados por uma ampersand (&). Ex: A Serious Man: Written by Joel Coen & Ethan Coen.
- Quando o roteiro foi escrito por dois ou mais roteiristas, mas estes roteiristas não trabalharam juntos nas versões do roteiro, os nomes são separados por um "and". Ex: Batman Forever: Screenplay by Lee Batchler & Janett Scott Batchler and Akiva Goldsman.
0 comentários:
Postar um comentário