terça-feira, 6 de abril de 2010

A regra de créditos do roteirista na WGA


Provavelmente as pessoas não prestam atenção mas vou falar de um assunto que qualquer cinéfilo que se preze vai perceber sobre um aspecto importantíssimo: o roteirista.

O roteirista é aquele cara que escreve tudo o que o DiCaprio e o Pitt falam durante 2 horas da sua vida enquanto você assiste um filme. O roteirista é o goleiro do cinema: ninguém presta atenção nele, mas caso o filme vá mal, sempre ele vai ser um culpado. Talvez até o culpado (acha mesmo que num filme do Martin Scorsese vão culpar a direção do Martin ou o roteiro do pobre rapaz que quebrou a cabeça para fazer algo para o deus do cinema?).

E o pior. Todos os componentes de um filme, do operador de Steadicam até o diretor, podem ser creditados do jeito que quiser, mas o roteirista não. Ele segue a regra imposta pela WGA, a Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas da América, a responsável pela famosa greve dos roteiristas de 2007).

O sistema funciona assim:

  • Written by - Quando o roteiro é original do roteirista. A idéia é sua, você não foi contratado para escrever o texto.
  • Screenplay by - Quando o roteirista é contratado para escrever o roteiro.
  • Adaptation by - Quando o texto é adaptado de uma outra mídia, mas não foi passado para a forma do roteiro.
  • Story by - Quando alguém tem a idéia para um filme, mas o roteiro não foi escrito.
Sem contar que quando mais de uma pessoa escreve o roteiro, existem regras para a separação dos nomes. Vejamos:
  • Quando o roteiro foi escrito por dois ou mais roteiristas e este grupo trabalhou em conjunto em todas as versões do roteiro, os nomes são separados por uma ampersand (&). Ex: A Serious Man: Written by Joel Coen & Ethan Coen.
  • Quando o roteiro foi escrito por dois ou mais roteiristas, mas estes roteiristas não trabalharam juntos nas versões do roteiro, os nomes são separados por um "and". Ex: Batman Forever: Screenplay by Lee Batchler & Janett Scott Batchler and Akiva Goldsman.
Agora, por que diabos escrevi isso? Por um simples motivo, vamos seguir exatamente essa regra quando eu for escrever a ficha técnica do filme. Aqui sempre prezaremos pela excelência (ou tanto quanto possível).

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More