domingo, 25 de abril de 2010

Maldito seja... Quentin Tarantino


Aperte o gatilho, Tarantino...

Certamente eu vou ser linchado em praça pública ao final desse texto (isso se os leitores chegarem a terminar o texto, tamanho o ódio que sentirão por esse pobre crítico).

Quentin Jerome Tarantino nasceu em Knoxville, Tennessee em 27 de Março de 1963. Ele é conhecido pelo seu enorme conhecimento cinematográfico, tanto dos filmes de arte quanto aos pop (do qual eu considero que ele faz parte). Ele é formado em atuação e em cinema. Segundo o próprio Quentin, se você quiser ser um bom diretor, deve saber atuar. Não vejo lógica mas...

Bem, eu, particularmente, não venero Tarantino, não acho ele um deus cinematográfico, alguém que saiu do céu e veio filmar entre nós. Não que o trabalho inteiro de Tarantino seja ruim, não é.

Os dois primeiros filmes dele -- Cães de Aluguel, Pulp Fiction --, no meu ponto de vista, são os melhores da sua carreira, e como eu sou bastante indiossincrático vou neste exato momento despertar a ira de muitos cinéfilos: Cães de Aluguel não é uma obra indiscutível do cinema mundial. Os fanáticos tarantinescos dizem que a cena final é extremamente shakespeariana. Se Tarantino tem cultura para ler Shakespeare eu quero que um raio caia na minha cabeça. Não estou discutindo a qualidade desta obra, que é uma das melhores dos anos 90 (mas não entra no Top 10). De qualquer forma suas críticas postivas são apropriadas.

E assim partimos para a obra máxima de Tarantino: Pulp Fiction (este sim entra no Top dos anos 90). Sua história contada de forma não-linear é espetacular (méritos também para a sempre eficiente editora Sally Menke e ao contrário do que dizem, Tarantino não inventou a técnica). Não é um Cidadão Kane da vida, mas mesmo assim tem grande valor artístico.

Se Tarantino tivesse um aneurísma, diabetes, se ele se matasse, explodisse um carro consigo dentro, tivesse a doença que faz as pessoas morrerem em Fim dos Tempos... enfim se ele tivesse parado de filmar eu diria que ele é um grande diretor. Jackie Brown é um bom filme, mas não é excelente. É um filme médio e Samuel L. Jackson leva-o nas costas durante a projeção inteira. E daí as coisas degringolam.

Quando escuto alguém dizer que Cães de Aluguel influenciou Os Bons Companheiros eu sinto vontade de matar cruelmente o autor desse delito, mas não há nada pior do que escutar "Kill Bill é o melhor filme do mundo." Quem é esse terrorista?! Deveriam fazê-lo engolir uma granada!

Tarantino era um jovem promissor. Parece que com o passar do tempo ele absorveu toda cultura que um nerd gordo comedor de cheesebacon tem. Filmes de kung-fu (que em geral não são ruins) e a porcaria dos filmes B em em seu Grindhouse (apesar do seguimento dirigido por Robert Rodriguez ser bem divertido) me fazem renegar esse sub-Oliver Stone.

Agora ele veio com Bastardos Inglórios. Não é um filme ruim. Conta pela atuação de Christoph Waltz. Talvez seja superior que os seus últimos "filmes", mas não é engenhoso como seu Pulp Fiction.

Por isso Tarantino, do jeito que está, jamais integrará as Cadeiras Especiais deste blog.

11 comentários:

Discordo em pastes.
Primeiro,acho que quem disse que Cães de Aluguel inspirou Bons Companheiros nunca viu o filme. Já vi esse comentário infeliz em uma comunidade do orkut, o cara tem que ser muito ignorante para pensar algo assim ou nunca viu Os Bons Companheiros.

Mas eu defendo o Tarantino.
Concordo que Kill Bill, Grindhouse e Jackie Brown são um lixo (ninguém disse que Jackie Brown é um lixo, mas eu particularmente acho um lixo), mas Cães de Aluguel e Pulp Fiction são filmes excelentes, incríveis, principalmente Cães de Aluguel. Ao contrário de muitos, prefiro Cães de Aluguel a Pulp Fiction.
Eu também gostei de Bastardos Inglórios.
Eu gosto de comparar os primeiros filmes da filmografia do Tarantino com os primeiros do Scorsese, por que, cá entre nós, ''Caminhos Perigosos'' (cito esse exemplo por que o Tarantino já elogiou o mesmo) não se comparam a ''Cãs de Aluguel''.
As pessoas esquecem que Quentin Tarantino está no início de carreira, relativamente.
Ele ainda tem muito filme pela frente (pelo menos espero) e espero que ele desencane de fazer filmes de ação, B ou de kung-fu.

Ah, não acho o final de Cães de Aluguel shakespeariano. Mas não entendi por que achas que Tarantino não tem cultura pra ler Shakespeare.
Aí já é implicância com o coitado.

É importante lembrar que Tarantino não é ''cult''.
Falando nisso fiquei meio ''cabreiro'' com o top 10 melhores filmes de todos os tempos pelo Taranta. Não tem Clube da Luta, O Poderoso Chefão nem Laranja Mecânica... na minha terra isso dá morte... sem falar que ele acha ''The Good, The Bad and The Ugly'' o melhor filme de todos os tempos, ahhhhhh... concordo que é um ótimo filme, mas melhor de todos os tempos??!!
AH, QUE DOR DE GULIVER!!

rsrs.... enfim, você tem um argumento considerável, concordo que ele é superestimado, mas ainda defendo-o.

Concordo em partes. 'Caminhos Perigosos' é um bom filme, mas não excelente. Na verdade é equivalente a 'Cães de Aluguel' (inclusive em sua trilha sonora "pop" para a época). Agora eu mesmo não suporto a maldita comparação Scorsese = Tarantino. Scorsese é filosófico na busca da redenção. Tarantino é violência gratuita.

TAMBÉM NÃO GOSTO DELE!

não dá pra levar a sério o tarantino não...

"sub-Oliver Stone."

Até que enfim alguém enxergou o que eu já tinha sacado depois de Pulp fRiction!

Tarantino é um enganador.
Desde quando filmes de ação têm tanto diálogo? É uma verborragia de merda, como aliás tudo o que ele faz.
Ele se daria muito bem no Brasil: afinal, seus filmes são sempre sobre bandidos falando palavrões, uma violência gratuita que não fica nada a dever ao cinema nacional médio, com suas favelas, heróis sem carisma, palavrões fora de hora, bandidos heróicos e polícia malvada...

''bandidos heróicos e polícia malvada...''
WTF??!!!!!!
Tá certo que no cinema nacional muitas vezes é assim, mas nos filmes do Tarantino?

Mr. Blonde foi posto como herói?
É um psicopata sádico e em nenhuma parte do filme tenta-se mostrar que ele heróico. Alias, isso não acontece em nenhum filme do Tarantino.

''Desde quando filmes de ação têm tanto diálogo? ''

Nem precisa falar nada.

Desculpem a grosseria.

Sinceramente? Os críticos de alto escalão (e que elogiam esse débil mental do cinema) que vão à merda! Os filmes desse cara são uma bosta. Kill Bill foi o pior filme que eu já vi. Pensei que Bastardos Inglórios seria no mínimo bom, pois a maioria dos filmes sobre nazistas e II guerra mundial não deixam a desejar. Mas o filme foi uma merda!

Finalizando, prezados Srs. "sabe-tudo" de cinema, Quentin Tarantino é o pior diretor que eu já vi em toda a minha vida! Eu pago para não assistir aos filmes dele.

Concordo, acho um pessimo diretor...kill bill foi uma bosta,bastardos inglorios um filme totalmente sem graca e com uma historia FRAQUISSIMA e alem do mais o albergue 1 e 2, que teve sua participacao na direcao.. filme extremamente sadico, um lixo de historia, e bizarrissimo por sinal em algumas partes.

Só vou comentar pra dizer que também tenho vontade de matar quem diz que Kill Bill é o melhor filme do mundo...ninguém merece!

Voces podem recusar tudo que ele fez( com ressalvas)todavia Tarantino é um gênio, muito inteligente e seus filmes sao perfeitos, Kill Bill e Bastardos Inglorios estão muito acima da opiniao controversa da maioria dos comentarios aqui postados! E que vem KB3!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More