quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cadeira 2 - Michael Ballhaus, ASC


Num mundo dominado por atores e diretores, uma pessoa se destaca. Michael Ballhaus. Ultimamente a fotografia está morrendo, ou perdendo espaço para filmes com cada vez mais computação gráfica (eu quero dizer 3D também).

Michael Ballhaus, ASC nasceu em Eichelsdorf, na Baixa Francórnia, Alemanha em 5 de Agosto de 1935. Sua primeira experiencia com o mundo do Cinema foi quando visitou o set de Lola Montés, do cineasta (e amigo da sua família) Max Ophüls. (Além disso ele faz uma breve aparição como extra neste mesmo filme.)

A partir daí Ballhaus se encantou pelo universo das câmeras e foi trabalhar na TV como cinegrafista. Então ele conhece o (excêntrico) cineasta Reiner Werner Fassbinder. E é com ele que ele ganha o seu passaporte para o cinema. Seu primeiro filme para o cinema é o polêmico As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972) e assim eles iniciaram uma grande carreira juntos. Inclusive, uma das marcas registradas de Michael é o chamado "take Ballhaus", em que a câmera gira 360º pelos atores. Surgiu pela primeira vez em Roleta Chinesa.

Devido a excentricidade do diretor a dupla rompeu e Michael veio para a América onde fez como Working Girl entre outros.

Em 1984 Martin Scorsese chamou-o para fazer um filme, este filme era Depois de Horas(1985). Ali Ballhaus encontrava um diretor que atendesse ao seu estilo, sobre a condição humana. E assim seguiu com grandes filmes ao lado de Scorsese: A Cor do Dinheiro, A Última Tentação de Cristo, Os Bons Companheiros, A Época da Inocência...

Por sua genialidade e inovações do cinema, Michael Ballhaus ocupa a cadeira de número 2 das Cadeiras Especiais do blog.

Filmes já comentados:

5 comentários:

A fotografia é uma das coisas que eu mais valorizo em um filme.
É bom ver Ballhaus ser reconhecido...

Recentemente vi em uma entrevista que ele só trabalharia com o Scorsese ou jovens dirtores alemães.

Estou louco para ver 'In Berlin', documentário que fez em homenagem à cidade.

Este comentário foi removido pelo autor.

só tenho uma objeção...

"Num mundo dominado por atores e diretores"

Concordo plenamente ocm relação ao domínio dos atores, mas com relação aos diretores, queria eu que os mesmos tivessem realmente alguma relevancia nessa fábrica de cretinos hollywoodiana que temos hoje viu. kkkkk

Objeção aceita, mas... veja quem é mais conhecido: Robert Elswit ou Michael Bay?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More