quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Get Low

Get Low, 2009 / Dirigido por Aaron Schneider.
Com Robert Duvall, Bill Murray, Sissy Spacek, Lucas Black e Bill Cobbs.


(3/5)

É difícil começar a falar de um filme tão simples (cinematograficamente falando), pois não há grandes pontos que podemos ressaltar nem mesmo uma originalidade que possamos comentar. Get Low é o típico drama simples, com segredos e toques cômicos, sem muita relevância para o cinema, mas que consegue ser, por mais que tudo colabore a não ser, emocionante e envolvente. A começar, vemos uma ambiência simples de uma cidade distante de tudo onde vivem pessoas pacatas levando uma vida simples e dedicada ao trabalho. O ano é por volta de 1938, no Tenessee, onde a história real de um eremita temido pelo povo resolve dar uma grande festa de funeral para si mesmo estando ele ainda vivo.

Mesmo que os dramalhões já tenham virado piada no cinema atual, alguns valem o riso e Get Low é um destes filmes. Os personagens conseguem cativar e, de certa forma, mesmo que de costume, emocionam, não por eles, mas pelo que os envolve. O clima do filme consegue trazer um ar novo e delicado, fora das costumeiras cidades grandes ou subúrbios dos Estados Unidos, o ar campestre e de época dá uma nova força e isso permite que o filme funcione. Mais que óbvio de filmes de gênero, vemos uma pessoa com conflitos (drama). No caso deste filme, uma pessoa que procura se castigar por um secreto fato que aconteceu no passado e que a tortura no presente isolando assim as pessoas de sua vida e se isolando da sociedade, aprisionando-se em sua prisão particular e privando-se da convivência de qualquer gênero que seja. O personagem central é o estereótipo do velho malvado que todos temem por desconhecê-lo. Os cidadãos que o temem também são o estereótipo desses tipos de filme.

Bom, a trama envolve um senhor chamado Felix Bush (Robert Duvall), misterioso eremita que vive próximo a uma cidade simples e pacata. Num certo dia, ele resolve ir à cidade e encomendar para si um funeral, na verdade uma "festa funeral". A igreja da cidade nega fazer a tal festa e, revoltado, Felix vai embora. Mas ele não contava que o jovem Buddy Robinson (Lucas Black), homem que trabalha em uma funerária dirigida pelo infeliz Frank Quinn (Bill Murray) que vê seu negócio andar lentamente naquela cidade onde todos morrem apenas por estar velhos, o viu pedir pela festa e viu que Felix era capaz de pagar por isso. Quinn ele inveja as cidades grandes onde as pessoas morrem de diversas maneiras e o lucro é muito maior. Vendo a oportunidade, Robinson fala a Quinn sobre o misterioso homem que quer dar uma grande festa e que tem dinheiro para patrocinar tal acontecimento, só precisa de alguém para organizar tudo. Com isso, Quinn e Robinson envolvem-se com o velho e, involuntariamente com seus dilemas, partem para os preparos da festa. Não só isso, uma mulher chamada Mattie Darrow (Sissy Spacek) chega à cidade e perturba Felix com sua presença, logo demonstrando um envolvimento passado com ele, envolvida de alguma forma com o conflito e mágoa de Felix.

Regado com bons toques de comédia, o filme se sustenta no segredo e nas boas situações do filme. A comédia presente nele é característica dos filmes em que o experiente ator Bill Murray trabalha. Não muito diferente, Get Low consegue começar como um filme interessante e despencar para um filme morno e “mais do mesmo”, e consegue voltar com tudo perto do final, mas já se revelando ser apenas mais um filme entre muitos outros. O que pode despertar a curiosidade do espectador é ser baseado em uma história verídica, com um enredo um tanto chamativo e que contém algo de novo, diversificador e interessante. Mas é só. A mídia divulga muito bem algo novo, mas não sabe manipulá-lo no conteúdo de forma que, quando vamos ter a experiência desse algo novo, não se torna realmente algo novo (vide embalagens de hambúrguer ou biscoitos recheados).

As atuações são apenas o necessário. Robert Duvall desempenha bem o personagem rude e sentimental que é Felix, Murray continua perfeito em seus papéis dramáticos e cômicos ao mesmo tempo. Lucas Black é apenas mais um ator contracenando entre veteranos e Sissy Spacek desenvolve bem sua personagem. O melhor é que as atuações não soam forçadas nem falsas, só não trazem nada de novo.

Get Low não passa de um bom entretenimento para toda a família, leve e descompromissado.


Por Pedro Ruback

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More