terça-feira, 25 de maio de 2010

Roteiros - Napoleão

Stanley Kubrick sempre teve uma paixão quase sem limites por Napoleão Bonaparte. Segundo ele, era incompreensível como um gênio militar de rara inteligência como o imperador francês pudesse ser derrotado.

Para saciar sua dúvida e enrriquecer em cultura o diretor americano leu, re-leu, vasculhou, esquadrinhou quadros para elaborar a mais rica biografia, e o filme definitivo do gênero épico.

Após sua morte em 1999, um sortudo grupo de jornalistas e fotógrafos teve acesso ao gabinete onde o cineasta e roteirista trabalhava. O assistente do diretor (possívelmente o lendário Jan Harlan) afirmou aos visitantes que aquele era o maior acervo sobre Napoleão, com praticamente todos os livros escritos sobre o general (não, eu não roubei isso da Wikipédia, já tinha essa informação antes, mas concordo que está estranhamente parecido com o texto da "enciclopédia livre").

Hoje disponibilizo o roteiro escrito por Stanley Kubrick aqui, em PDF.

Recentemente a Taschen Books publicou um livro chamado Stanley Kubrick's Napoleon: The Greatest Movie Never Made (Napolão de Stanley Kubrick: O Maior Filme Nunca Feito, e sim, aquilo é a capa do livro). O livro faz um retrato milimétrico da obsessão de Kubrick sobre a vida de Napoleão. O cineasta chegou a fazer uma cronologia por data de cada dia na vida do general. Por exemplo: "1796 - 9 de março: Napoleão casa-se com Josefina...". Sem dúvida a Taschen fez um excelente trabalho, tão megalomaníaco como Kubrick. O livro teve uma tiragem de precisas 1000 cópias (admito que procurei o pdf do livro para mim, mas infelizmente não encontrei nada).

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More