quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pobrezinho... M. Night Shyamalan

Como consegue rir ainda, M. Night Shyamalhanhalahabarajagabal?

É M. Night Shyamalan, mas se pronuncia Shahmalawn, algo como Shar-ma-lau em bom e errôneo português.

Em algum momento entre Corpo Fechado e Sinais a cúpula dos grandes críticos norte-americanos, por algum motivo desconhecido, disse "Vamos tentar matar esse cara", mas... por que? O que Shyamalan fez de errado? Em que ele desapontou? Seus dois primeiros filmes são geniais! Se O Sexto Sentido carrega uma carga de suspense bem construida e que é transmitida sem erros para o espectador (ou fui eu que estava de olhos fechados e não vi quando os erros aconteceram), Inquebrável (a tradução mais correta de Unbreakable para o nosso português seria essa) carrega uma carga dramática quase insuportável. (E esse sim é um filme com erros comuns.)

Aliás, pegando um gancho do último parágrafo... são nesses erros comuns que a crítica parte para a baixaria com M. Night? Por que se for, sinceramente, essa seria mais uma paranóia norte-americana. Com tantos filmes com erros que saltam aos olhos nos Estados Unidos, por que foram se preocupar logo com um dos diretores mais talentosos da última década (reparem, eu disse diretor, não roteirista)? É por que ele é indiano? Estrangeiro? "Descam o cacete no estrangeiro, tem bilhões de onde ele veio!"

É certo que existe um abismo enorme entre a história engenhosa de Corpo Fechado e The Sixth Sense com a simplista história de Sinais. Mas... isso é realmente um motivo convincente para falarmos mal de Shyamalan? Eu acho que não. Apesar dele ter se aventurado em filmes com roteiros mais simples -- chegando a dar a impressão de desinspiração --, ele é um excelente diretor. Conta-se nos dedos quais diretores conseguem utilizar um deep focus tão bom. Seu eventual parceiro Tak Fujimoto estiliza a fotografia em luz e sombra (a lá Vittorio Storaro) de forma brilhante.

Antes que também caiam de pau em cima de mim, quero dizer que não assisti A Dama Na Água, portanto não me critiquem sobre a minha opinião (aliás, duvidosa): não guardo grandes esperanças sobre esta obra. Alexandre Koball, do Cine Players se referiu a este filme como "Uma masturbação fílmica de Shyamalan, apenas para sua vaidade." Se alguém chega ao ponto de dizer isso sobre um filme... bem...

Por fim M. Night, o ex-garoto prodígio da América não-americano, faz O Último Mestre do Ar. Um blockbuster. O tipo daquele filme feito para dar ao diretor o rótulo de Mr. Box Office. A pressão foi grande. E injusta. Mr. Box Office sem conteúdo. Claro, se der certo, e isso vai depender de Roger Ebert e Cia.

Por Victor Bruno

5 comentários:

O sexto sentido é bom, corpo fechado é bom, e pronto, acabou ae. E mesmo esses não são nenhuma maravilha da 7 arte, os filmes dos irmãos Cohen e do Christopher Nolan (tirando os batman) são muito superiores.

O que falta é mais inteligência. Esses filmes dele são tudo blockbuster po..

Victor, você precisa conhecer o Takeshi Kitano!!

Sei que ele está em Cannes este ano.

Coloquei 'Glória ao Cineasta' para baixar.

gloria ao cineasta não sei se conheço... é o takeshi's esse?

minhas recomendações, nessa ordem :

kids return
dolls
hana-bi
zatoichi
brother

o takeshi's já é bem cult.. pelo que vi é uma espécie de releitura dos filmes dele..

É um dos filmes dele, mas vou seguir sua recomendação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More