segunda-feira, 31 de maio de 2010

Roteiros - Os Infiltrados

Tendo recebido excelentes críticas e com uma bilheteria ressonante, o filme Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese, foi o retorno do diretor ao tema em que é melhor: máfia.

Dessa vez a história se passa em Boston, falando sobre irlandeses. O criminoso Frank Costello (Jack Nicholson) implanta um dos seus comparsas, Colin Sullivan (Matt Damon), dentro do departamento de polícia, enquanto a polícia põe um agente infiltrado, Billy Costingan (Leonardo DiCaprio).

Com certeza é o primeiro após 4 filmes de Scorsese que teve uma reação de maioria positiva da crítica e do público. Eu não acho que esses quatro filmes (sendo eles Kundun, Vivendo no Limite, Gangues de Nova York e O Aviador) sejam ruim, aliás, acho Vivendo no Limite um excelente filme. Talvez a crítica não pense o mesmo, rebaixando-o à um simples "Taxi Drive revistado", sendo que o filme tem uma profundidade única (não posso dizer o mesmo sobre Kundun, apesar de uma ótima premissa).

Parece que as pessoas gostam mesmo de ver Scorsese mexendo no sangue, chegando a comparar esse filme com Cassino, Os Bons Companheiros e Cabo do Medo. É bom? É. É uma obra prima? Não, mas arranha. É profundo? Claro. Segundo o próprio Scorsese, o final desse filme não é nada, pois vai haver um novo chefão.

Leia o roteiro de William Monahan aqui.

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More