segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jogos do Poder

Charlie Wilson's War, 2007 / Dirigido por Mike Nichols
Com Tom Hanks, Philip Seymour Hoffman, Julia Roberts e Amy Adams


(5/5)

Sempre estudei em escolas católicas. Não por que a minha família seja rígida quanto a religião que guiará minha faceta espiritual, mas sim por que nos lugares onde morei durante minha infância (e foram muitos, estávamos sempre nos mudando) as melhores escolas eram sempre religiosas. Sempre me lembro de nomes de santos ou padres nos nomes dos colégios – Externato São José, em Goiânia, Colégio Marista Pio X, em João Pessoa, Paraíba, e por aí vai. Numa dessas escolas, aqui em Teresina, o notório Instituto Dom Barreto, eles sempre faziam uma oração antes do início das aulas e em seguida contavam uma história que tivesse haver com determinação, garra ou fé em Cristo, ou algo do gênero. Eu até decorei algumas dessas histórias, como a do alpinista que morreu por não confiar na voz de Deus (mas quanto maniqueísmo, não?), ou a do mestre budista e o garoto.

Nesta bela história (não, não estou sendo sarcástico) um garoto ganha um cavalo no seu aniversário de catorze anos. Todos dizem “Oh, que maravilha!”. Entretanto, o mestre zen apenas responde “Veremos.” Dois anos depois, com o garoto em seu décimo sexto ano de vida, ele cai do cavalo e quebra a perna. Todos dizem “Que horror!”, exceto o mestre zen, que apenas responde “Veremos”. Nessa época estoura uma guerra na região onde a família do garoto vive, e todos os jovens a partir de dezesseis anos estão sendo convocados – mas o garoto não irá para o exército, já que está com a perna quebrada. E novamente todos dizem “Que maravilha!”, exceto o mestre zen que diz “Veremos”.

E a história prossegue até a morte do garoto. A moral, como vocês devem ter adivinhado é que tudo é relativo. Em alguns momentos as coisas podem ser boas, e em outros elas podem ser más. E eu fiquei realmente surpreso quando vi essa estória ser contada em Jogos do Poder – já que, primeiro: Ela faz parte da minha gênese, vinda da minha infância (e eu sou um cara extremamente nostálgico e acredito piamente que serei um velho muito chato que viverá de dizer coisas como “Quando eu era pequeno, meu neto...”). Segundo: Ela tem muito haver com o que é contado nessa fantástica obra de Mike Nichols (Closer – Perto Demais e A Primeira Noite de um Homem).

Acima de tudo, Jogos do Poder é um filme sobre relatividade. E, na vida, tudo é relativo. Sendo assim, Jogos do Poder é um filme que abre margem para diversas hipóteses. A inclusão do conto do mestre zen não poderia ser mais auspiciosa para este fantástico filme. As coisas, tudo na vida, do nascimento até o dia da nossa morte, podem vir tanto para o bem como para o mal. Logo, as ações tomadas por Charlie Wilson (numa ótima interpretação de Tom Hanks), podem servir tanto para o bem como para o mal.

E o que o deputado Charlie Wilson fez para que eu abrisse o texto dessa forma tão pouco ortodoxa? Deu armas a afegãos. O que hoje soa impossível, no início dos anos 80... também era. Mas deixou de ser depois que esse texano apareceu. Charlie Wilson era um inexpressivo deputado do interior do Texas (suas botas o entregam logo no início do filme), embora isso não o impedisse de tomar ações inconseqüentes – como, por exemplo, querer entrar na junta do Centro Kennedy pelo simples fato de que se fizesse parte disso ganhará entradas de graça para o restaurante. Charlie também é um notório mulherengo. Envolve-se com strippers de Las Vegas, cheira cocaína e bebe uísque às 10 da manhã (o que me lembra um outro Charlie...). Tornando uma história longa mais curta, Charlie não tem caráter nenhum, sendo até mesmo capaz de levar a filha de um dos seus eleitores para a cama, ou – mesmo que acidentalmente – fazer recatadas senhoras evangélicas esperarem-no por horas num ambiente lotado de belas mulheres com generosos decotes: Suas secretárias – também conhecidas como Charlie’s “angels” (sim, igual à série de TV). Sua justifica é uma das mais originais: “Qualquer idiota pode aprender datilografia, mas apenas mulheres têm tetas”.

O que realmente importa é que a situação está um caos. Os EUA estão tomando de pau na Guerra Fria. Não conseguem mais controlar a o Oriente Médio e o Afeganistão, aliado estratégico americano naquela região que Deus se esqueceu de cuidar, está sendo tomado, pouco a pouco, por imigrantes ilegais que fogem do terror soviético.

E os soviéticos são bárbaros: Sendo forçado pelo presidente afegão a ir a um campo de refugiados, Charlie vê a verdadeira face da guerra – crianças mutiladas, mulheres estupradas, grávidas que perderam os filhos por que foram espetadas com baionetas na barriga. E se nesse ponto o filme parece uma propaganda americana, não se engane, é exatamente isso que Mike Nichols e seu roteirista Aaron Sorkin (o vencedor do Oscar desse ano por A Rede Social) querem fazer soar. Tudo isso não passa de ilusão, acreditem-me.

Cada peça do tabuleiro complexo que Jogos do Poder se revela será cuidadosamente colocada. Sorkin e Nichols estabelecem uma montagem – habilmente realizada por John Bloom e Paul Rubell – de extremo cuidado. Se o roteiro de Sorkin apresenta diálogos complexos, elegantes e – por vezes – hilários, Nichols dirige seu filme de modo cuidadoso e invisível, preocupando-se ao máximo em não deixar ser notado, o que, aliás, é notório em sua (irregular) carreira. Nichols é um diretor cujo estilo é não ter estilo, o que pode ser notado de forma fácil em Closer.

E eu não condeno o rapaz; afinal, o filme só sai ganhando com isso. Jogos do Poder é um filme que desde o seu primeiro segundo é extremamente teatral. Não possui cenas de ação física (aliás, possui, mas as discutirei apenas mais tarde) ou perseguições implacáveis – logo, qualquer pirueta visual ou qualquer egotrip que Nichols ousasse fazer poderia fatalmente destruir todo o delicado equilíbrio que Sorkin construiu. Não há espaço para isso nesse filme, o que se revela quase uma imposição do roteirista.

Mas dizer isso não significa dizer que Nichols é um diretor inexpressivo, comandado pelo seu roteirista, ou por quem quer que seja. Pelo contrário. Provavelmente seja nesse filme que Nichols tenha feito seu plano mais memorável. Esqueça as brigas de Elizabeth Taylor e seu marido em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who’s Afraid of Virginia Woolf?, 1966), esqueça Ben gritando “Elaine, Elaine!” em A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, 1967). São poucos os momentos em que podemos ver algo tão impactante como a visita de Charlie àquele campo de refugiados afegão. E a cena torna-se ainda mais intrigante (e amarga, verdade seja dita, amigos) quando vemos a hilária entrevista que precede essa seqüência. (“Bem, Presidente, os EUA adorariam ajudar o seu país...” “Não, Sr. Wilson. Não adorariam. Eu estudei em Oxford e eu sei que quando dizem isso é por que não estão nem aí.”)

Entretanto é uma pena que o filme perca tempo em subtramas absolutamente inúteis ao filme. É claro que a inclusão de um processo nas costas de Charlie por uso de cocaína em Las Vegas é uma fraca tentativa de inserir (mais) tensão a obra, o que mostra uma certa insegurança por parte dos produtores. De todas as formas, isso torna-se uma espécie de escada para uma das melhores descrições de personagens que já vi (“Charlie, você é um adulto que cresceu como uma criança que atravessa a rua sem olhar para os dois lados!”). Felizmente isso é um pecadilho minúsculo diante de todos os prós que esse filme apresenta. E estamos aqui falando de muitos, principalmente no que diz respeito as suas atuações. Se Tom Hanks apresenta um carisma inigualável como o adorável canalha que Charlie Wilson é, Philip Seymor Hoffman faz um Gust Avrakotos excepcional. Um homem explosivo, que duvida da organização que vem defendendo a vida inteira (a cena em que ele apresenta Mike Vickers a Wilson é um perfeito exemplo disso) e que mandou o chefe ir se f... por duas vezes. Já Julia Roberts vive quase que totalmente de fazer caras e bocas.

Minha única objeção real sobre esse filme é quanto ao seu final. É satírico, claro. E pensar que o homem que praticamente pôs fim ao império soviético seria – diretamente ou não – responsável pelos atentados de 11 de Setembro, rapaz! Originalmente o final seria bem mais amargo. Charlie Wilson apareceria casado (meu Deus...) olhando o Pentágono arder em chamas. Aposto como ele pensaria “Eu fiz aquilo”. Mas Tom Hanks argumentou com Nichols dizendo que não agüentaria essa história. Infelizmente é a doença politicamente correto entrando em ação.

Charlie Wilson é uma espécie de hurdy gurdy man às avessas.

“- Por que o Congresso fala sobre esse assunto e não faz nada?

- Por que é tradição.”

Isso se aplica a nós, não acha?

Por Victor Bruno

23/05/11

Obs.: Charlie Wilson, que morreu ano passado, jamais negou ou confirmou se cheirou ou não cocaína em Las Vegas. O filme – sabiamente – não mostra se ele fez isso ou não.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More