domingo, 8 de agosto de 2010

Defendendo Tarantino.

Não faça isso. Victor é apenas mais um olhar crítico assassino.





"Maldito seja... Quentin Tarantino". A frase que resume a opinião do responsável por este blog Victor Bruno sobre o respeitado diretor,não posso negar que Victor argumentou bem em sua ousada postagem na qual falava mal do mesmo (http://ornitorrincocinefilo.blogspot.com/2010/04/maldito-seja-quentin-tarantino.html) mas sendo Tarantino um dos meus maiores ídolos não pude deixar de defende-lo.

Primeiramente Victor elogiou duas grandes obras de Tarantinos Cães de Aluguel e Pulp Fiction dois importantes filmes para a década de 90,embora nosso amigo Victor discorde.Você não leu errado caro leitor,o editor chefe deste blog não considera ambos filmes grandes obras cinematográficas apenas Pulp Fiction tem esta consideração por parte do maior anti-Tarantino da história.Depois de um ato de coragem (por negar que Cães de Aluguel tenha sido uma obra indiscutível do cinema mundial em pleno blog destinado a cinéfilos)Victor nos "presenteia" com a seguinte afirmação:

"Se Tarantino tivesse um aneurísma, diabetes, se ele se matasse, explodisse um carro consigo dentro, tivesse a doença que faz as pessoas morrerem em Fim dos Tempos... enfim se ele tivesse parado de filmar eu diria que ele é um grande diretor."

Quer dizer que Kubrik só é um grande diretor por ser psicótico o suficiente a ponto de torturar psicológicamente uma atriz no set de filmagem de O Iluminado (e a atriz masoquista o suficiente a ponto de autorizar tamanha tortura) e por seu falecimento? Só nos resta esperar por uma resposta.

Após uma curiosa colocação Victor fala que Jackie Brown é apenas um bom filme...mas em seguida fala que é um filme mediano.Considero (e creio que muitos concordem comigo) ambos critérios de avaliação totalmente diferentes,sendo um bom filme aquele com grandes pretensões no qual elas funcionam com fluidez,tornando o filme agradável e um filme mediano aquele que não funciona como deveria não passando de algo divertidinho e esquecivel.Jackie Brown de maneira alguma é um filme esquecivel,tão pouco que inclusive foi lembrado pelo Victor que com toda certeza e segurança afirmou ser apenas um bom filme.

Uma das partes mais interessantes de seu post é quando ele afirma não suportar ouvir que Kill Bill é o melhor filme de todos os tempos e de fato não é para todos pois quem tem um olhar muito crítico pode até o julgar como um clichê dos piores por ser a típica história de vingança.Pode não entrar no top10 dos melhores filmes que já vi por não ser algo tão complexo mas sem duvida alguma Kill Bill entra no top 10 dos filmes mais divertidos que já vi.

Destaque para a comparação que Victor faz entre Tarantino e Oliver Stone,que apesar de esbanjarem violência em seus filmes tem muitas diferenças,são tantas que Tarantino chegou a não assistir Assassinos por Natureza por vontade própria porque no seu ponto de vista Stone estragou seu roteiro com exageros um tanto quanto desnecessários.

E para fechar com chave de ouro seu post Victor fala do ultimo trabalho de Tarantino,Bastardos Inglórios que pelo que entendi considera o mesmo apenas um programa razoável,vou deixar esse fato passar em branco,afinal é apenas uma honesta opinião.

Enfim não entendi o motivo da afirmação "Maldito seja...Quentin Tarantino" já que Victor não falou mal de nenhum de seus trabalhos.

Fãs de Tarantino larguem as tochas e os tridentes porque se Victor morrer não teremos uma resposta. Até o próximo post.

Por Lucas Moraes

4 comentários:

Então deve ser por isso que não jogaram coqueteis molotov por cima dos muros da minha casa.

Mas se o problema é esse, vou explicar: Maldito por que é impressionante como se superestimam seus filmes, por pior que sejam. Vai me dizer que chamar de concorda com os críticos quando eles dizem que "Death Proof" é um grande clássico contemporâneo que mescla violência e diversão.

Duvido se diziam isso com os verdadeiros filmes "grindhouse" das décadas de 60-70.

E "Quentin Tarantino" por que esse é o nome do cara.

Agora -- se me derem licensa -- assinarei meu testamento.

Duvido se diziam isso com os verdadeiros filmes "grindhouse" das décadas de 60-70. [2]

Nunca concordei tanto com o Victor do que nessa frase... o Tarantino usa milhões para fazer o filme parecer de baixo orçamento. Ora, se ele quer fazer um filme trash, tosco e de baixo orçamento, por que não faz?

Aliás, bem vindo Lucas... então, quanto ao seu argumento... apesar de eu defender o Tarantino, acho que o Victor tem argumentos melhores... mas veja bem, eu acho o Tarantino um diretor muito bom, não acho que o Victor discorde disso, mas é verdade que ele é superestimado, de forma alguma ele merece ser chamado de ''o melhor diretor vivo''. Na minha opinião, os únicos filmes dele que realmente merecem ser considerados obras-primas são Pulp Fiction e Cães de Aluguel (os outros só são bons (Bastardos Inglórios) e medianos (A Prova de Morte))... maassss, eu realmente acredito que se o Taranta não fosse tão superestimado, o Victor não o odiaria assim... eu, particularmente, ignoro as opiniões das grandes massas, e vejo o Tarantino como EU acho que ele é: um bom diretor, que fez dois filmes excelentes, alguns filmes bons e alguns medianos....

Ah, outra coisa: quando o Victor disse "se Tarantino tivesse um aneurísma, diabetes, se ele se matasse, explodisse um carro consigo dentro, tivesse a doença que faz as pessoas morrerem em Fim dos Tempos... enfim se ele tivesse parado de filmar eu diria que ele é um grande diretor'', ele estava dizendo que se ele tivesse morrido depois de Pulp Fiction (ou seja, não faria Kill Bill, Jackie Brown, A Prova de Morte e o resto) seria um grande diretor.

o que falta nos filmes do tarantino é seriedade, profundidade, inteligência. Só isso (tudo). É isso que os grandes mestres têm.. sensibilidade sobre como funciona o comportamento humano. Poha, tem filmes do scorcese mesmo que vou dizer viu... o cara até cita bertrand husserl (taxi driver)

aquele outro lá que o victor escreveu uma crítica auqi no blog, que é simplesmente a história de um cara tentando voltar pra casa (after hours) isso é insano cara.. insano!!!

e o tarantino? assisti pulp ficton... é divertido sim... é engraçado, tem todos os elementos pra agradar o grande público: ação, comédia, romance.. e a violência superficial tão característica dos filmes do tarantino.. é o filme ideal pra reunir uma multidão de colegas pra assistir. todo mundo vai rir, se impressionar, bla bla.. mas pensar? não cara os filmes do tarantino não tem nada pra se emocionar ou se pensar.

eu posso não entender bulhufas de cinema (fotografia, movimentos de câmera) mas de narratiiva eu entendo cara.. e posso dizer, em termos de literatura, o tarantino é uma merda!
kkkkk

abraços

Sobre a literatura do Quentin Castrantino, ele gosta de Raymond Chandler, o que eu posso dizer sobre isso?

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More