sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cadeira 5 - Orson Welles

Sabem, Guerra dos Mundos... é um filme do Spielberg. O que explica muita coisa. O livro de H.G. Wells é fantástico. Uma excelente ficção científica. Não é meu livro preferido. Aliás, nem é meu gênero preferido. Conta-se nos dedos da mão esquerda quantas FC eu já assisti em toda minha vida. Mas talvez seja uma transmissão de rádio a melhor adaptação da história do mundo.


Mas para isso, começaremos com um conto de fadas...

...Era uma vez o ano de 1938. O programa de Orson Welles e sua trupe de atores de teatro estavam começando mais uma transmissão do Mercury Theatre on the Air, um programa no estilo de uma rádio novela em que se adaptavam grandes clássicos da literatura. Na noite de 30 de Outubro daquele ano começava a adaptação de Guerra dos Mundos.


Em pouco mais de trinta minutos a Companhia Telefônica registrou vários congestionamentos nas linhas telefônicas. "Os aliens estão aqui!", gritava desesperadamente Welles enquanto narrava a história de H.G. Wells. O problema é que Welles não sabia o que se passava fora do 20º andar do 485 Madison Avenue, em Nova York. Ele não sabia até que John Houseman, o produtor do programa, entrou desesperado no aquário da narração gritando "Parem a transmissão! Estão todos loucos lá fora!" Welles riu e disse "Então está dando certo."

O dia seguinte foi tenso. O programa se tornou tão popular que foi a manchete da primeira página do The New York Times (reveja a segunda foto que ilustra este post).

Talvez este seja o objetivo, o sentido da vida de Orson Welles. Surpeender e destruir. William Randolph Hearst pode nos confirmar isso, não é, Sr. Hearst?

E é por isso que Orson Welles ocupa a quinta cadeira especial do nosso clube.

Por Victor Bruno

2 comentários:

victor cara.. o que mais me fascina no welles é a falta de reconhecimento e o ostracismo que ele viveu...

mas o que eu posso falar do welles, eu só assisti o cidadão kane dele.. e o que dizer do cidadão kane? kkkkk

to com o touch of evil dele aqui pra assistir..

bem.. pelo que vi, o que posso dizer é que essa cadeira é mais do que merecida

a propósito, já asistiu o novo inception do nolan? eu falei que o cara era bom hein kkkkkkkkkk

O Inseption me parece um tanto "charlie kaufmanizado".

O Welles, nem sei por que ele ainda não ocupava uma cadeira antes aqui.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More