sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quando o perfeccionismo atrapalha

Barry Lyndon
A Film by Stanley Kubrick

A história deste post é longa... muito longa. Inicialmente eu quis fazer um post sobre Michael Cimino e sua experiência pós-O Portal do Paraíso. Entretanto eu desisti. Depois eu quis fazer um "Galeria", só que não sabia sobre o que. Na pesquisa eu encontrei uma foto da famosa máscara de Tom Cruise em Eyes Wide Shut, De Olhos Bem Fechados. (Eu até descobri que cópias da máscara se encontram a venda em lojas (não lojas e R$1,99) especializadas.)

Eu parei e escrevi a crítica de O Brother, Where Art Thou?. Depois de refletir um pouco eu encontrei um ponto de encontro entre O Portal do Paraíso e De Olhos Bem Fechados: seus diretores perfeccionistas.

Até onde eu saiba, Cimino não tem a fama de perfeccionista. Ele tem fama de excêntrico, o que é diferente. Bem diferente. Entretanto, por algum motivo virou perfeccionista no que seria a obra da sua vida: Heaven's Gate. Há a lenda de que Cimino passou 5 dias filmando 25 % de uma frase. Cada take foi desenhado e redesenhado no storyboard para a frase fica impecável. Frase aliás que deve ser a mais repitida da história do Cinema: Is a dog. Em quantos filmes as pessoas dizem "É um cachorro"? Vários, com certeza.

Michael Cimino's
Heaven's Gate

Se o filme de Cimino era para ser um arrasa-quarteirão, acho que foi bem sucedido e arrasou um quarteirão. O quarteirão da United Artists, levando-a a falência no maior fiasco da história do cinema. Fiasco é pouco perto do que foi o fracasso histórico de Heaven's Gate. Perto de um orçamento equivalente ao PIB de um país pequeno, o filme que arrecadou míseros 3 milhões de dólares era para ser o definitivo filme de Western -- de Western não, de qualquer coisa que já foi feita ou que venha a ser feita. Cimino tentou criar um filme que bloqueasse todas as idéias.

"- Vamos fazer um filme?

- Sobre o que?

- Uma comédia pastelão.

- É! -- digo... não vai dar...

- Por que?

- O Portal do Paraíso já tem a cena definitiva de comédia pastelão."

Jogo da adivinhação. Qual dessas imagens é de um filme que não ferrou com um estúdio? Esta...

Isso me lembrou outra coisa. Stanley Kubrick. Particularmente seu trabalho em Barry Lyndon. Todo mundo sabe que a fotografia deste filme é um "orgasmo virtual". É o estilo de filme que, se fosse ruim, a gente poderia colocar o áudio em "mudo" e apenas contemplar as imagens.

Eu estou usando esse exemplo para mostrar uma coisa, e uma coisa apenas: perfeccionismo atrapalha. É um tópico que vale até para mim mesmo. Barry Lyndon, apesar de ter a melhor fotografia da história do cinema, do mesmo jeito que O Portal do Paraíso também tem uma das melhores, não é essa Brastemp toda. É um bom filme, tem uma boa história, mas mesmo assim é apenas um ótimo filme. Kubrick pode ter se dedicado inteiramente à obra -- e ele fez isso --, mas talvez seu desejo de colocar o espectador no período em que filme se passa atrapalhou-o para ver o filme como uma coisa toda. Cinema é áudio + imagens + história. Se um destes três alicerces "avacalha", tudo vai por água abaixo, o filme falha. Barry Lyndon falha no quesito "história". Não estou querendo dizer que o filme é ruim, mas, dentro de um parâmetro maior, Barry Lyndon não chega ao nível de um Dr. Fantástico, filme que, aliás, considero a segunda maior obra-prima do cineasta americano.

... ou esta?

Tomado este exemplo, voltemos para o filme de Michael Cimino. Seu desejo kubrickiano de fazer o melhor filme do mundo avacalhou completamente um filme de potencial enorme. Contar a história das infames guerras de Johnson County e cutucar a ferida dos americanos (mesmo que seja numa nota de rodapé histórica) é uma tarefa delicada, que Cimino, com apenas dois filmes no currículo (Tuderbolt and Lightfoot, The Deer Hunter) não soube administrar. Por isso, ao contrário de Barry Lyndon (e seu defeito único) Heaven's Gate não é uma obra-prima.

Mas acho que eu estou enganado em algo...

... preciso rever Barry Lyndon.

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More