terça-feira, 13 de julho de 2010

Grandes Cenas - Nixon

Nixon está conversando com um grupo de hippies-pacifistas no meio da noite no Memorial Lincoln. Seu templo. Sua igreja. Uma jovem estudante está lhe fazendo algumas perguntas. Perguntas que Dick Nixon não consegue responder com facilidade.

Nixon - Entenda. Mudanças... vêm devagar. Eu também quero acabar com a guerra.

Estudante - Você quer o fim da guerra, nós queremos o fim da guerra. Qual o problema, então?

Imagens de Nixon sozinho com Lincoln em seu Memorial, fotos da guerra, filmes de arquivo e o próprio Lincoln são passados rapidamente pela tela.

A estudante parece ter um insight e responde pelo próprio Presidente.

Estudante - É por que você não pode. Mesmo que você quisesse. É por causa do sistema. É por que o sistema não deixa você parar.

Nixon - Isso é maior do que o que você ou eu queremos.

Estudante - Então qual é o problema? Qual é o problema de ser presidente. Você é o poder.

Um momento.

Nixon - Não! Não, eu não sou o poder. Por q -- Por que eu entendo o sistema. É... é -- uh... Eu controlo-o. Talvez... uh -- uh... Talvez não totalmente, mas eu posso tirar algo bom disso.

Um outro momento.

Estudante - Você faz parecer como se estivesse falando de um animal selvagem.

Nixon - Talvez eu seja.

Nixon retorna ao seu carro, que aguarda-o aos pés da escadaria do Memorial Lincoln, onde existe um mar de hippies dormindo.

Nixon - Ela entendeu, Bob. Uma colegial de 19 anos entendeu.

Bob - O que?

Nixon - Ela entendeu algo que eu demorei 25 anos de vida política para entender. Ela entendeu a CIA, a Máfia, os bastardos de Wall Street. Ela chamou isso de animais selvagens.

Bob - Sim, senhor.

Por Victor Bruno

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More