quarta-feira, 6 de abril de 2011

Editorial - Um ano

Em 06/04/11

Queridos leitores,

Hoje é um dia muito especial. Há exatamente um ano o Ornitorrinco Cinéfilo foi criado. De fato, nem sei o que escrever aqui, amigos, por que me parece extremamente clichê a ideia de criar um editorial de um ano. Mas é o mínimo que eu posso fazer pelo blog, e também por você. Seja você um leitor assíduo da casa, ou um simples navegante da Web que caiu aqui por acaso. Não importa. O que importa é que estamos fazendo um ano. E um ano, acreditem-me, é muita coisa.

Em um ano o mundo faz 365 voltas em torno do próprio eixo. Em um ano podemos publicar 276 artigos sobre cinema. E em um ano podemos falar muita, muita bobagem. Bobagens e mentiras. Mais que verdades, mentiras sustentam o insustentável desequilíbrio do mundo. Podemos dizer que tudo é uma mentira, ou até mesmo que a mentira é tão importante quanto a verdade. Não foi o que Orson Welles disse em Verdades e Mentiras?

Mas esse foi um ano de aprendizagem. Eu aprendi que eu – infelizmente – não posso ser tanto quanto eu gostaria. Nem meu trabalho pode ser tão grandioso quanto eu gostaria. Digo isso por que quando eu criei este blog, eu imaginava escrever os melhores textos, os mais divertidos e mais inteligentes. Planejava transformar isso num site grandioso, com múltiplos acessos diários. E é engraçado, por que surgiu do nada. A ideia me atingiu como um raio de manhã. Matutei o dia inteiro e, ao cair da noite, criei o blog. E eu, com a minha cabeça que gosta de construir o Taj Mahal com palitos de dente, pensei que poderia construir algo enorme, nababesco. Mas ainda não consegui chegar nem a metade do que gostaria. Não sabia se fazia um blog pessoal ou algo mais jornalístico – e até hoje não sei. Seja lá o que eu esteja fazendo, está dando certo. Fico feliz em ver que agora, às 19h24 o Ornitorrinco Cinéfilo (ou O.C., como costumo abreviar) 173, somente no dia de hoje. No total, o site já recebeu 30.270 cliques. Um número que sinto muito orgulho.

Mas, acreditem-me novamente, não construí isso sozinho (jura?!). Quero agradecer imensamente a todos os redatores que já trabalharam aqui, ou àqueles que, de alguma forma, contribuíram e/ou contribuem para este blog. Agradeço imensamente à Pedro Lemgruber e Jorge Balseiros, ex-redatores da casa. Agradeço também a Douglas Braga e Pedro Ruback, pelos ótimos textos que escrevem aqui. A Chrysthian Chrisley (sim, também não sei como o tabelião deixou a mãe botar esse nome na criança), que aguenta minhas frescuras com relação a programação do blog . Também tenho a obrigação de agradecer ao Victor Gerhardt e a toda equipe do Nerdice.com, onde compartilho minhas críticas.

E claro, à vocês, leitores. Sem você, todo esse trabalho não faria o menor sentido.

Now, so long, Marianne, it's time that to we began

to laugh and cry and laugh about it all again.

Victor Bruno

2 comentários:

Tenho certeza de que chegaremos muito além de onde estamos. Parabéns ao site.

Abração, Victor!
Continue expondo sua paixão pelo cinema aqui no seu excelente blog.

Jerome Tarantino (Victor Ramos)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More