"Eu nunca cai, Ray. Você nunca me derrubou."
Um homem insistente, isso é o que podemos dizer a respeito de Jake La Motta, que tem sua biografia muito bem filmada pelo mestre Martin Scorsese, neste belo e profundo drama. Um homem cheio de defeitos, mas que tem vergonha de corrigi-los. Um homem com muitas perdas, que as desconsidera,pois tem vergonha dessas. Enfim, um homem que vive em seu próprio mundo, que faz o que quer na hora que quer.
"Eu sou o manda-chuva..."
No que diz respeito ao elenco, Scorsese teve uma ótima escolha... ninguém menos que Robert De Niro foi o escolhido para o papel principal, que quebrou seu auge de "Taxi Driver" em o "Touro Indomável". Não só De Niro, como o restante do elenco, faz tudo parecer real. É incrível como a riqueza de expressões em um filme de Scorsese se sobressai por aqui. Mas o carro-chefe para tamanha superestimação da minha parte é De Niro, que encarna todas as mágoas e prazeres da vida de Jake, de maneira jamais vista em uma cine-biografia.
Quanto as cenas de luta, não tenho do que reclamar, são flashs, gritos e litros de sangue, a impressão é estar assistindo a luta na primeira coluna das arquibancadas.
Outro ponto positivo é a escolha da fotografia em preto e branco, que nos dá impressão que todas as cenas estão sendofilmadas na época em que os acontecimentos que deram origem a essas ocorreram.
Os diálogos estão impecáveis, lotados de sarcasmo e frases marcantes, como as que fiz questão de mencionar, sobre os dois primeiros parágrafos.
Seja você cinéfilo, ou alguém que goste um pouquinho de cinema, assista "Touro Indomável", uma das mais eficientes aulas, sobre como filmar uma obra-prima.
Por Lucas Moraes
|
Posted in:
1 comentários:
A obra-prima do Scorsese. Um autêntico estudo de personagem.
http://cinelupinha.blogspot.com/
Postar um comentário